A VOZ DO MORRO

Eu acredito que a educação é o caminho para mudarmos o Brasil. Eu nasci no Chapa 4, no Valparaíso, estudei a minha vida inteira em escolas públicas de Petrópolis e tive a oportunidade de estar em uma das mais prestigiadas universidades do Brasil, a UFRJ. Eu sou o exemplo claro que a educação é o caminho para a transformação de verdade.

...mais um filho do Brasil...

Sou Wesley Diniz, cria do Chapa 4, no Valparaíso, em Petrópolis. Cresci como qualquer criança que nasce nos morros, sentindo as dificuldades que atingem milhares de brasileiros. Estudei em escolas públicas petropolitanas: Educandário Terra Santa, Escola Municipal Profª Jandira Bordignon e Liceu Municipal. Atualmente, tenho a oportunidade de cursar Economia em uma das mais prestigiadas universidades do Brasil, a UFRJ.

Nasci nos anos 90, e desde pequeno percebi os problemas pelos quais o país passava: dificuldades para trabalhar, comer, viver e ser feliz. Vi também o governo do presidente Lula, que mudou essa realidade, devolveu ao povo brasileiro a esperança e garantiu oportunidades para os que mais precisavam.

Foi nessa época de transformação que comecei a me envolver politicamente e a lutar pela valorização da educação pública de qualidade e dos profissionais da educação, o que me fez participar da Associação Petropolitana dos Estudantes - APE. Nesta trajetória, estive em diversas manifestações (contra os aumentos das passagens, contra os cortes na educação) e participei da conquista da Universidade Pública em Petrópolis, com a vinda da UFF para nossa cidade. Também fui conselheiro da sociedade civil nos Conselhos Municipais de Educação e Saúde e no Conselho Estadual de Saúde.

No último período, a deputada Zeidan me propôs o desafio de assessorar seu mandato, uma grande responsabilidade para um estudante de ciências econômicas. Foi através desse espaço que pude adquirir experiência, além de participar e acompanhar ativamente as mudanças pelas quais passavam a cidade de Maricá nos governos do PT. Os ônibus vermelhinhos (transporte público de graça em toda a cidade), a Mumbuca (o maior programa municipal de distribuição de renda do país), e um novo modelo de educação com o Campus de Educação Pública Transformadora e o Passaporte Universitário, que garante o acesso de milhares de jovens à Universidade. O conhecimento teórico adquirido na UFRJ e o prático no mandato da Dep. Zeidan, me levaram a Subsecretário de Governo de Itaboraí, onde pude levar as experiências inovadoras que vivi e aprendi em Maricá.

Fui Presidente Nacional do Movimento Popular da Juventude - MPJ, que reúne milhares de jovens de diversas cidades e estados do país. A missão do MPJ é organizar a juventude para debater e construir um futuro melhor, além de formar novas lideranças, principalmente na periferia.

Quero colocar à disposição do nosso Estado e da nossa Petrópolis o conhecimento que adquiri ao longo dessa caminhada. O convite que Lula me fez para ser candidato a Deputado Federal é a oportunidade da nossa voz estar presente em Brasília, de conseguirmos apresentar os problemas da nossa cidade, da região serrana e do estado, e de trazer as soluções para que possamos recuperar o nosso país.

Nada disso eu fiz sozinho, tampouco fiz apenas para mim. Fiz e quero continuar fazendo pois conheço e vivi as dificuldades que nós passamos. Quero contribuir para que todos tenham seus direitos respeitados. Tenham o que comer, vestir, onde morar, uma boa escola para estudar e saúde pública quando precisar. É por isso que não poderia negar o convite do Presidente Lula. É por isso que me apresento a mais esse desafio. Precisamos de nossa voz em Brasília!

Em 2022 fui o candidato a Deputado Federal mais jovem do PT no Rio de Janeiro. Obtive 2810 tendo sito mais votado na minha cidade natal, Petrópolis.

Em 2024, fui candidato a vereador em Petrópolis, o que representou um novo passo na minha trajetória. Obtivemos 1.728 votos, tornando-me o candidato do PT mais votado e garantindo a 1ª suplência na Câmara Municipal pela Federação Brasil da Esperança.